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Normas

ConheAi??a nossas normas
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Normas

Informativo para os Senhores Pais

Este informativo tem como objetivo orientar pais e alunos sobre o funcionamento do Colégio Mercedário Nossa Senhora das Mercês.

01) Horário: O inicio das aulas no primeiro período da manhã dar-se-a ás 7h, com uma tolerância para o fechamento do portão de entrada de 5 minutos; o período da tarde inicia as aulas ás 13h, também com uma tolerância de 5 minutos para a entrada. Quanto ao horário de saída a tolerância será de 15 minutos, aós esse horário será cobrada uma taxa de R$ 10,00 ( dez reais) por dia de atraso. A pontualidade é imprescindível para a boa formação do aluno, assim como ao bom rendimento e aproveitamento escolar do mesmo.

02) Uniforme: É obrigatório o uso do uniforme escolar (agasalho, blusão de inverno, bermuda, camiseta da escola, meia branca e tênis). O mesmo deverá encontrar-se muito limpo e em ordem. Solicitamos ao aluno que não use boné e evite usar relógio caro e celular, visando com isso a sua segurança no trajeto casa / escola, uma vez que esses objetos chamam a atenção de assaltantes. OBS: É necessário identificar o uniforme com o nome do aluno, pois se torna fácil a identificação no caso de esquecimento dos mesmos. A Escola não se responsabilizará pela perda de qualquer peça do uniforme. Quando identificado, será devolvido imediatamente, caso contrário o mesmo permanecerá na secretaria da escola e doado no final do ano letivo.

03) Material Escolar: Todo material escolar deverá estar identificado com o nome e série do aluno .O aluno deve trazer diariamente todo o material (livros, cadernos,estojo completo, etc.) que diz respeito ás disciplinas conforme o horário de aula. Se o aluno não estiver com o material adequado, a matéria não será revisada ou corrigida posteriormente. Caso o aluno não traga o material solicitado assinará ocorrência. PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS LIVROS ADOTADOS

04) Educação Física: Para maior segurança de seu filho, o mesmo deverá apresentar atestado médico para participar das aulas de educação física até o dia 19 de fevereiro. Após esse dia ele não poderá participar das aulas desta disciplina.

É obrigatório o uso do uniforme escolar (camiseta azul de Educação Física),cabelo preso, meia e tênis.

Recomenda-se não portar durante a aula de Educação física, objetos como: relógio, pulseiras, anéis, brincos, etc.

Para dispensa das aulas de Educação física É obrigatório o atestado Médico.

05) Aluno Indisposto: Oriente seu filho a comunicar ao professor e/ou inspetora de alunos quando estiver indisposto para que a secretaria entre em contato com os responsáeis. Caso os mesmos não sejam encontrados, o aluno será medicado ou serão tomadas as devidas providências conforme a ficha médica.

Não é recomendado ao aluno notificar o responsável utilizando telefone público ou celular antes de comunicar professor ou inspetora de alunos.

06) Medicamentos: Em caso de anormalidade no quadro de saúde da criança, a primeira providência será comunicar os pais ou as pessoas autorizadas a receberem recados.

Na escola temos antisséptico, gaze e esparadrapo. Em caso de febre, temos apenas paracetamol em gotas e só será ministrado após autorização do responsável via telefone.

Lembre-se: se a criança estiver indisposta, não a mande para a escola ou se necessário envie o medicamento e coloque observação na agenda.

07) Saídas Extraordinárias: Em caso de consultas médicas que coincidam com o horário de aula o responsável deve comunicar a Escola, para que a falta seja justificada.

Caso o aluno tenha uma consulta agendada no período em que estuda, poderá assistir parcialmente ás aulas e o responsável deverá adotar o procedimento abaixo:

  • Avisar a escola;
  • Assinar o termo de saída do aluno ou enviar comunicado para a coordenadora autorizando a saída do aluno e comprometendo-se a trazer o atestado médico no dia seguinte.

Obs: Evite que o aluno saia para outra finalidade que não seja consulta médica,pois sua ausência prejudica o seu aproveitamento. A falta não será retirada, apenas justificada.

08) Agenda: O meio de comunicação entre os responsáveis e a Unidade Escolar. Para que isso possa acontecer, é imprescindível que o aluno a tenha sempre consigo. Nela serão registrados comunicados, registro de duvidas, solicitação de documentos, registros de notas de trabalhos e/ou avaliações mensais/bimestrais, abaixo da media mensal, convocações ou anotações de datas de provas, trabalhos, lições de casa, entre outros. Verifiquem diariamente a agenda e a mala de seu filho, e observe se não há comunicados, ou convocações para serem assinadas.

09) Aniversários: As comemorações de aniversários serão realizadas somente ás sextas-feiras. Os responsáveis deverão informar a professora com 15 dias de antecedência e poderão trazer bolo e refrigerante.

Não serão permitido enviar convites aos amiguinhos e nem a presença de familiares durante a comemoração. Caso queiram deixar a máquina fotográfica com a professora para que esta faça o registro desse momento.

Observação: válido somente para Unidade I.

10) Estacionamento Unidade I: O estacionamento pertence á Paróquia, a utilização do mesmo deverá ser apenas para embarque e desembarque dos alunos. Em dias de excursão o estacionamento será fechado.

11) Boleto de Pagamento: O boleto de pagamento será enviado aos pais, até o dia 5(cinco) de cada mês. Alguns alunos esquecem de entregá-lo aos pais. Pedimos aos senhores que fiquem atentos, pois após a data de vencimento será desconsiderado o desconto concedido conforme consta no corpo do boleto e haverá multa e juros bancários. Em caso de perda ou extravio do boleto, será cobrada uma taxa de R$ 5,00 (cinco reais) pela 2ª via do boleto.

Observação: Pagamento de mensalidade escolar somente via banco.

12) Excursão: As excursões visam o aprimoramento da educação, cidadania e lazer.Essas atividades não são de caráter obrigatário e não estão inclusas na anuidade prevista no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. O aluno participante deverá estar sempre uniformizado para que possa ser facilmente identificado. Só será permitida a participação do aluno se o mesmo apresentar boa conduta escolar. Serão solicitados trabalhos referentes aos passeios, contudo, os alunos não participantes realizarão pesquisa a respeito do tema e não sofrerão deflação de nota.

Para pagamentos efetuados com cheques, deverão constar no verso dos mesmos o nome do aluno, série, e a que se destina o pagamento. O pagamento deverá ser mencionado por escrito na agenda.

13) Armários: Para os alunos da Unidade II,  é disponibilizado armário para guardar livros e materiais exclusivos de uso escolar. É cobrado uma taxa de R$ 50,00 por semestre.

14) Matrículas:  Somente será efetuada caso não haja pendências financeiras e mediante toda documentação solicitada em comunicado que antecede a matrícula.

15) Biblioteca: O aluno poderá utilizar a biblioteca para realizar pesquisas e trabalhos individuais ou em grupo.

A utilização da biblioteca deverá ser agendada com antecedência na secretaria da escola.

16) Perdas: A Escola não se responsabiliza por perdas ou danos de aparelhos celulares, jóias, brinquedos, material escolar, objetos de valor, dinheiro, peças de uniforme, dinheiro, etc…

Pedimos que orientem seus filhos para que na hora da saída chequem todo o material para ver se não esqueceram nada na sala, na quadra, ou quaisquer dependências da escola.

Solicitamos aos responsáveis que colaborem no que for possível, enviando somente o material necessário e que o mesmo esteja identificando todo o material e uniforme escolar.

Objetos encontrados nas dependências da escola serão entregues na secretaria e o que não for procurado será doado no final do ano letivo.

17) Bilhete Escolar: Solicitação de passe escolar e/ou carteirinha da UMES, deverá ser feita somente até 25/02, conforme comunicado entregue no ato da matrícula.

18) Cantina: O aluno poderá trazer seu lanche de casa ou comprá-lo na escola.

19) Festa Junina e outros eventos educativos:  Todos serão convidados a participar.

20) Disciplina I Ocorrências Disciplinares: É desejável que o aluno tenha seu limite,tanto em classe,como nos corredores e no recreio, para a sua própria integridade física. Na troca de professores o aluno deve permanecer na sala de aula.

Quando o aluno deixar a sala de aula por atitudes inadequadas, indisciplinas ou incorrer em atitudes que desrespeitem o ambiente ESCOLAR ( brigas dentro ou nas imediações da ESCOLA,desacato a professores ou funcionários, porte indevido de quaisquer materiais ou objetos impróprios ao ambiente escolar etc.), será encaminhado ao Departamento Pedagógico que tomará as medidas pertinentes ao Regimento Escolar.

21) Lição de casa: Visa a fixação do aprendizado e é o momento que favorece a organização e a responsabilidade do aluno.

Compete á Escola corrigir, colaborando na aprendizagem, e aos pais conduzir e nunca realizar pelo filho.

Os pais serão comunicados pela agenda caso o aluno não realize suas atividades de casa.

22) Trotes: Não será permitida a famosa “ovada” quando um colega faz aniversário. Há outras maneiras saudáveis de se comemorar. A brincadeira pode causar acidentes (correr e ser atropelado na avenida), ou atingir alguém que esteja passando pela rua.

23) Intervalos: O horário de retorno ás aulas precedidas de intervalo deve ser rigorosamente respeitado, não sendo permitida a entrada na aula depois de seu início.

24) Dias letivos: Serão 200 dias letivos. As festas Juninas, da Padroeira, Jogos, Feira de Ciências e outras atividades extracurriculares serão realizadas em sábados e domingos letivos para cobrirem os dias de emendas de feriados.

25) Provas: Evite faltar no dia de prova; só será permitido fazê-la, em outra data mediante apresentação de atestado médico. Se o aluno não comparecer nos dias das provas marcadas (mensais ou bimestrais) e não trouxer atestado médico será marcada uma nova data e será cobrada uma taxa de R$ 10,00 por prova.

26) Avaliação: As avaliações serão mensais e bimestrais. O aluno deverá ter 24(vinte e quatro) pontos na somatória das quatro médias bimestrais (seis pontos por bimestres em cada matéria). As avaliações englobam também a observação contínua do professor em trabalhos escritos e caprichados, participação nas aulas, mais atividades sócio-educativas tais como: Festa Junina, Festa das Mercê, Atividades Cívico-religiosas, trabalhos de cidadania e Teatro, Passeios Educativos, Feira de Ciências e de Cidadania, Jogos Internos e lntercolegiais e quaisquer outras atividades programadas pela escola. No atraso de entrega de trabalhos, a nota serã deflacionada.

27) Reunião:  Quando chamados, os pais devem comparecer á escola para esclarecimentos.

Nas reuniões em que caso pais forem dispensados, os mesmos poderão comparecer caso querem conversar com os professores é preciso que comuniquem a intenção de participar da reunião para que possamos programar atendimento individualizado.

28) Atendimento de Professores aos Pais: Caso o responsável queira conversar com o professor sobre seu filho,  é conveniente o agendamento do dia e horário, pois nem todos os professores encontram-se todos os dias na Escola. Esse atendimento de aproximadamente 20 minutos será feito antes da 1ª aula às 6h45m (no período da manhã) e 12h45m (no período da tarde).

Para os alunos da Educação Infantil ao 5º ano, os pais poderão conversar com os professores nos horários das aulas de Educação Física e Informática. Quaisquer problemas que venham a surgir, nos informem, pois juntos procuraremos sanar essas dificuldades.

29) Promoção e Retenção: A promoção do aluno dar-se-A? mediante a avaliação de seu aproveitamento e a apuração da assiduidade.

A avaliação do aproveitamento escolar do aluno será expressa em notas e a sua assiduidade em termos de porcentagem, considerando-se o número de aulas dadas em todos os componentes curriculares.

A nota final a ser computada será resultados da média aritmética das notas obtidas pelo aluno nas quatro sínteses de avaliações bimestrais.

Serão considerados promovidos os alunos que tiverem frequência igual ou superior a 75% e média final igual ou superior a 6,0(seis).

Os alunos que após a somatória das notas dos quatro bimestres obtiverem média aritmética abaixo de 6,0 (seis) em até 3 (três) disciplinas,serão submetidos a recuperaAi??A?o final.

Após a recuperação final, será promovido o aluno, cuja média das quatro sínteses bimestrais somadas a nota da recuperação final, dividida por 2 (dois), obtiver a média final igual ou superior a 6,0(seis). Será considerado retido no ano o aluno que tiver frequência inferior a 75% do total de horas letivas em cada componente curricular; obtiver ao final do ano letivo média inferior a 6,0 (seis), oriunda da média das notas dos quatro bimestres somadas com a notada recuperação final, dividida por dois.

Direitos a Deveres do Aluno

O principal objetivo do Colégio Mercedário Nossa Senhora das Mercês é preparar os seus alunos para a participação positiva e efetiva na sociedade em que vivem, sem prescindir de valores Éticos e morais necessários à formação de um ser social.

Normas:

São Deveres do Aluno:

  • Comparecer pontualmente à Escola, tendo uma tolerância de 05 minutos;
  • O aluno poderá chegar na 2ª aula, até duas vezes, devendo trazer justificativa. Ao contrário não poderá assistir às aulas;
  • Respeitar colegas, professores e funcionários da Escola;
  • Justificar as faltas à Direção;
  • Apresentar-se devidamente uniformizado, tanto no verão como no inverno (com agasalho de inverno da escola,etc.);
  • Ter comportamento adequado na sala de aula bem como em todos os ambientes escolares;
  • Entregar aos pais ou responsável, todas as correspondências recebidas da Escola (boletim escolar, boletos de pagamento, circulares, etc.) devolvendo-as assinadas, se for ocaso;
  • Trazer o ciente dos Pais ou Responsável, no dia estabelecido, na solicitação de assinatura de provas ou recados.
  • Ser assíduo e pontual na entrega de trabalhos;
  • Comparecer e participar de festas, comemorações e atividades extracurriculares, para que for convocado;
  • Zelar pela conservação do prédio, mobiliário e material didático, bem como tudo o que Ai?? de uso coletivo e responsabilizar-se pelos danos causados;
  • Trazer o material em ordem diariamente.

 

Não será Permitido aos Alunos:

  • Trazer objetos alheios às atividades escolares;
  • Permanecer fora da sala de aula sem autorização de professores;
  • Promover sem autorização da Direção, festas, rifas, atividades de natureza comercial, dentro ou fora da Escola, usando o nome da instituição;
  • Impedir a entrada de colegas na Escola ou incitá-los á ausência coletiva;
  • Fumar nas dependências da Escola;
  • Danificar as dependências ou objetos pertencentes à Escola, pela qual serão responsabilizados;
  • Namorar nas dependências da Escola;
  • Desviar ou esconder objetos de propriedade alheia;
  • Promover ou incentivar a famosa “ovada” no dia do aniversário dos colegas;
  • Ausentar-se da Escola sem autorização da Coordenação ou Direção;
  • Usar celular ou qualquer tipo de aparelho eletrônico em sala de aula

Penalidades:

  • A disciplina, o senso do respeito às normas estabelecidas, visam cultivar em todos os alunos, a boa qualidade do serviço prestado.
  • A suspensão é uma punição que priva o aluno do direito às atividades escolares, durante certo período.
  • A Escola considera falta grave, levando o aluno á suspensão:
  • Desrespeito às autoridades da Escola;
  • Danificação de material escolar e de dependências da escola;
  • Reincidência em atitudes que causem distúrbios ao convívio em sala de aula e ao bom andamento das atividades escolares;
  • Desrespeitar, ameaçar, agredir e constranger outros alunos;
  • A transferência compulsória será aplicada por motivos graves, depois de verificada a culpabilidade para este fim.

A pena de transferência compulsória é aplicada pelo Diretor ou Coordenador Pedagógico.

São Direitos do Aluno:

  • Ter asseguradas as condições necessárias ao desenvolvimento de suas potencialidades nas perspectivas individual, social e vocacional;
  • Receber a orientação necessária para a constante melhoria de seu rendimento escolar;
  • Frequentar as dependências da Escola que lhe foram destinadas dentro dos horários fixados;
  • Frequentar a Biblioteca nos termos do seu regimento interno;
  • Ter conhecimento através de boletim, das notas e frequência obtidos;
  • Ser respeitado pelos colegas, professores e funcionários;
  • Ausentar-se da Escola com autorização da Direção durante o horário das aulas.
  • “Esperamos que respeitando nossos direitos e deveres, possamos viver em harmonia”

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    Unidade I

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    • secretaria@colegiopioxiirio.com.br
    • Rua Matiola, número 305 CEP: 21670-410    Guadalupe - RJ

    Unidade II

    • 21 - 3350-8221 ou 21- 969580278
    • mercescoordenacao@gmail.com
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